Blog

Dia Nacional do Diabetes

No Dia Nacional do Diabetes, 2021, o Laboratório Carlos Chagas realizou um PIT STOP para alertar a população sobre a doença.

O dia 26 de Junho foi instituído pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde como o Dia Nacional do Diabetes. A data serve como um alerta de combate e controle da doença.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, em 2020, 13 milhões de brasileiros foram diagnosticados com diabetes. O número de casos aumentou 61,8% entre os anos de 2008 e 2018, e a perspectiva para o futuro é que os casos continuem subindo.

A diabetes é uma doença crônica causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Existem três tipos de diabetes, sendo: Diabetes tipo 1, Diabetes tipo 2 e Diabetes gestacional.

Pensando em alertar a população sobre essa doença, a equipe do Laboratório Carlos Chagas realizou durante a manhã do dia 26 de Junho, um PIT STOP no semáforo do cruzamento da Av. Ceará com a Rua Osmar Sabino. Na ocasião, os profissionais do laboratório, estiveram conversando com a população e distribuíram 200 exames de glicose de forma gratuita.

A biomédica Lourrane Moura, falou sobre a importância do diagnóstico. ‘’ Infelizmente, cerca de 7% da população brasileira vive com a diabetes atualmente, e a cada dia esse número cresce. A diabetes pode causar diversas complicações na saúde, como: doenças cardíacas, problemas renais e até mesmo a cegueira. Com isso, é necessário o diagnóstico precoce do paciente. O diagnóstico da diabetes é feito através de exames de sangue, e um bem específico é o Teste Oral de Tolerância a Glicose, conhecido como exame da Curva Glicêmica’’.

Segundo a profissional, hábitos saudáveis e um check-up de saúde em dia podem ajudar a evitar a doença ou possíveis complicações causadas por ela. Portanto, ao sentir que algo na sua saúde não vai bem, procure imediatamente um médico.

12 de julho de 2021 Sem categoria
About Aline Rocha Roosevelt

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *